Pular para o conteúdo
(11) 3562-0010 / 5093-6456
(11) 93314-1190

A endocrinologia é um ramo da ciência que estuda as doenças hormonais sediadas em diversos tipos de glândulas como hipófise, adrenais, tireóides, paratireoides, pâncreas endócrino, ovários e testículos.

Nas endocrinopatias pode ocorrer excesso de secreção hormonal, a exemplo do Hiperadrenocorticismo ou Síndrome de Cushing, Hipertireoidismo, Hiperparatireoidismo, Insulinoma, Hipergonadismo com aumento dos níveis de testosterona ou estrógeno; ou ainda, deficiência hormonal como nos casos de Diabetes mellitus, Diabetes insipidus, Hipotireoidismo, Hipoparatireoidismo, Hipoadrenocorticismo, hipoglicemia, etc.

Além disso, as glândulas endócrinas podem desenvolver tumores ou neoplasias, que podem ser benignas ou malignas, podendo ou não causar sintomas clínicos. Quando esses tumores, representados por nódulos ou massas, são identificados ao acaso sem causar manifestação clínica específica são denominados de incidentalomas. Os tumores mais frequentemente diagnosticados são os tumores adrenais, tumores tireoideanos, tumores hipofisários, tumores pancreáticos e tumores nas glândulas paratireoides.

A obesidade também faz parte do atendimento endocrinológico e atualmente representa a doença nutricional mais comum nos cães e gatos. Os animais obesos apresentam importantes repercussões clínicas deletérias ao organismo, tais como dificuldade locomotora, cansaço fácil, dificuldade respiratória, ofegância, “roncos” noturnos, alterações cutâneas como “seborreia”, intolerância ao calor e ao exercício, desenvolvimento de Diabetes mellitus, elevação dos níveis de triglicérides e colesterol, hipertensão arterial e, certamente, redução da qualidade de vida.

Além dessas enfermidades, destacam-se também as dermatoses endócrinas, a exemplo da Alopecia X ou “Black Skin Disease”, caracterizada por alopecia generalizada (ausência de pêlos), ressecamento da pele e do pelame,  ausência de coceira, e hiperpigmentação cutânea, que acomete principalmente as raças Spitz alemão e Chow chow.

As principais manifestações clínicas ou sintomas observados em cães e gatos com endocrinopatias estão descritos no quadro abaixo:

Diabetes mellitus

Aumento da sede (polidipsia), da frequência e do volume urinário (poliúria), apetite voraz (polifagia) e emagrecimento.

Hipotireoidismo

Letargia, animal mais “preguiçoso ou sonolento”, ganho de peso, queda de pelos ou alopecia (principalmente na cauda e na região do tórax bilateralmente), infecção cutânea recidivante sem coceira, fraqueza, apatia.

Hipertireoidismo

Muito frequente em gatos idosos! Aumento da sede, da frequência e do volume urinário, aumento do apetite e emagrecimento.

Hiperadrenocorticismo ou Síndrome de Cushing

Aumento da sede e da frequência e volume urinário, apetite voraz, obesidade abdominal, abdômen abaulado, cansaço fácil, ofegância, fraqueza muscular, lesões cutâneas, queda dos pelos, pele atrofiada, infecção cutânea recidivante sem coceira, dentre outros…

Obesidade

Animal com acúmulo de gordura sobre as costelas, no abdomen, flancos, base da cauda, pescoço. Animal fica mais cansado, ofegante, sente mais calor e anda com mais dificuldade, além de roncar mais.

Hipoadrenocorticismo

Sintomas crônicos de falta de apetite, emagrecimento, vômitos e/ou diarreia, prostração, “desânimo”, tremores.

Insulinoma / Hipoglicemia

Fraqueza, incoordenação motora, sonolência, convulsão, desmaios, ganho de peso;

Alopecia X

Pelame ressecado e lanoso. Queda progressiva dos pelos, iniciando em região de face caudal de membros pélvicos e perineal e evoluindo pra tórax e pescoço; ausência de repilação após tosa; alopecia generalizada e hiperpigmentação cutânea, poupando apenas cabeça e extremidades das patas; ausência de sinais sistêmicos e de coceira.

Vale lembrar que o diagnóstico das endocrinopatias deve ser realizado por um médico veterinário qualificado, que deve levar em consideração a história clínica do animal fornecida pelo proprietário, os sintomas apresentados, a evolução do quadro, o exame físico e complementado por exames laboratoriais, dosagens hormonais e exames de imagem.

As endocrinopatias representam uma importante parcela de todas as patologias que acometem cães e gatos, notadamente os animais idosos, devendo os proprietários ficarem atentos às manifestações clínicas descritas acima.

Texto escrito por:
Dra. Viviani De Marco